• Background Image

    Livros sobre Investimentos

“Nada pode parar o homem com a atitude mental correta de alcançar seu objetivo. Nada na terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada” – Thomas Jefferson

Muitas pessoas me escrevem pedindo recomendações de bons livros sobre investimentos para ler.

Ainda mais em meio a tanta informação disponível, nada mais adequado que buscar direto na fonte pelos melhores livros sobre investimentos, os clássicos!

Por isso selecionei alguns dos melhores livros sobre investimentos do mercado financeiro, finanças pessoais, economia, investimentos e bolsa de valores para você que quer se aprofundar no assunto.

ebooks-guia-buffett

Guia de Ações & Setores da Bolsa

Antes de iniciar as recomendações queria apresentar a você o meu próprio eBook sobre ações!

Ele reune mais de 4 anos de experiência prática trabalhando como analista de empresas em alguns fundos e bancos de investimento. Você pode baixar uma amostra dele aqui.

 

A lista abaixo segue uma ordem que, embora não seja necessário segui-la, ajudará você a compreender o assunto de forma gradual e mais natural.

Boa leitura!

 

Iniciantes


São livros fundamentais para quem está começando a investir e quer descobrir o melhor caminho para construir patrimônio e liberdade financeira.

 

1. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Axiomas de Zurique

Nesse livro você irá descobrir os princípios de investimento que os suíços usaram para se torar um dos povos mais ricos do planeta.

Escrito por Max Gunther, filho de um dos banqueiros suíços que participou da formulação dos 12 axiomas de Zurique, aqui você terá instruções ricas sobre o papel da intuição, causalidade, risco, previsão, ganância, entre outros aspectos essenciais sobre investimentos.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

2. O Tao de Warren Buffett – Marry Buffett e David Clark

O TAO de Warren Buffett

 

Aqui você encontrará uma leitura fácil e ágil para entender as máximas que resumem a filosofia de investimento de um dos maiores e mais importantes investidores da atualidade: Warren Buffett, gestor da firma de investimentos Berkshire Hathaway.

Os exemplos que ilustram cada idéia também são de seus próprios negócios. Escrito por Mary Buffett, ex-nora de Buffett, e David Clark, os mais destacados entre os chamados “buffettologistas”.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

3. Economia Numa Única Lição – Henry Hazlitt

Economia Numa Única Lição

Um livro sobre economia? Exatamente! Se você quer ser realmente um bom investidor, nada mais essencial que começar a entender como o mundo funciona, de onde vem o dinheiro, qual o seu papel na sociedade, entre outros aspectos!

Esse livro é realmente incrível pela sua forma didática e simples de ensinar economia! Poderia se chamar “economia para leigos” se tantos economistas não ignorassem seus ensinamentos. O melhor é que o Instituto Mises disponibiliza o ebook gratuito aqui.

 

 

4. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Resultado de imagem para pai rico pai pobre

Pai Rico Pai Pobre

Um dos livros mais vendidos do mundo no segmento de finanças pessoais, a história é construída de forma muito eloquente entre a relação do autor com seus dois pais: o pai biológico (“Pai Pobre”) e o pai de seu melhor amigo (“Pai Rico”).

Um livro que explica conceitos relevantes sobre dinheiro e trabalho, principalmente a importância de se construir ativos como o verdadeiro caminho para construir sua liberdade financeira.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

5. Investimentos – Mauro Halfeld

Um livro de agradável leitura e fácil compreensão para aqueles que querem começar a entender sobre o mundo dos investimentos de forma clara e didática, passando por questões como compra de imóveis, orçamento pessoal, aposentadoria, investimentos em renda fixa, ações, entre muitos outros.

Uma leitura recomendada para ganhar uma visão global bem-fundamentada sobre dinheiro, os tipos de investimentos,  objetivos financeiros e riscos. Depois de ler esse livro, sua visão e compreensão sobre investimentos nunca mais será a mesma. Recomendo!

Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

Intermediários


Agora, uma vez que você já tem as idéias certas sobre economia, investimentos e sua importância, alguns livros mais práticos e especializados para você “botar o pé na estrada”.

6. Guia Para Investir em Ações – Walter Furtado

Guia Para Investir em Ações

Apesar do título, o livro funciona mais como uma enciclopédia e não exatamente um “guia para investir em ações”. É ótimo para entender de forma direta e rápida elementos conceituais como os principais produtos do mercado de capitais, ações, suas nomenclaturas e classificações, os agentes, tipos de análise, índices, entre tantos outros.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

 

7. A Interpretação das Demonstrações Financeiras – Benjamin Graham e Spencer B. Meredith

Interpretação Demonstrações Financeiras

Esse é um guia atemporal para a interpretação e compreensão das demonstrações financeiras de uma empresa, ou seja, sua contabilidade. Cada capítulo tem entre 2-3 páginas explicando um item principal de uma demonstração financeira.

Escrito por Benjamin Graham apenas 3 anos após a publicação de Security Analysis, sua obra de referência. Mais que recomendado para você aprender a analisar a saúde financeira de uma empresa!

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

8. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

O Investidor Inteligente

Publicado originalmente em 1949 e considerado um clássico da literatura de investimentos. Seu autor, Benjamin Graham, foi o mentor de Warren Buffett, quem definiu esse como “de longe, um dos melhores livros sobre investimentos já escrito”.

Pode ser considerado uma “versão simplificada” da obra-prima de Graham, Security Analysis. Graham é considerado o pai da escola de investimento em valor. Apesar de ter uma linguagem um tanto densa, sua filosofia de investimentos continua válida até os dias de hoje.

O livro trata diferentes assuntos de forma conceitual e prática, como estratégia de investimentos, risco, diversificação, análise fundamentalista, fundos de índices, entre tantas outras coisas. A edição de 2007 conta com comentários de Jason Zweig ao final de cada capítulo.

Um livro que até pouco tempo atrás era quase impossível de ser encontrado nas livrarias, agora pode ser adquirido em apenas um clique depois dessa nova e bela edição da Nova Fronteira.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

9. Guia do Imposto de Renda na Bolsa

Resultado de imagem para guia do imposto de renda na bolsa

Guia Imposto de Renda na Bolsa

 

Sem dúvida, o livro mais completo e descomplicado sobre como declarar o imposto de renda de suas operações na Bolsa de Valores, desde recolher informações, calcular, recolher o imposto, até preencher a sua declaração na Receita Federal.

Diego Wawrzeniak, autor do livro e quem foi meu veterano ainda quando estudante de Economia da FGV-SP, escreveu um clássico para lidar definitivamente e de forma simples com essa questão. Obrigatório para quem investe em ações…

→ Clique aqui e baixe o capítulo 1 gratuitamente!

 

Avançados


10. Security Analysis – Benjamin Graham

Security Analysis

É considerada a bíblia do investidor, escrito por Benjamin Graham e David Dood. Publicado pela primeira vez em 1934, esse livro marcou a fundação da atualmente conhecida escola de value investing ou, investimento em valor, em português.

O livro foi criado a partir das notas de aula de Ben Graham compiladas por David Dood (também um seguidor de Graham, assim como Buffett). Para aqueles que desejarem uma leitura mais rápida e fácil, recomendo o próprio livro “O Investidor Inteligente”, que é uma versão simplificada do Security Analysis.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

11. Damodaran on Valuation – Security Analysis for Investment and Corporate Finance

Damodaran on Valuation

O autor indiano Aswath Damodaran é considerado a maior autoridade existente quando o assunto é valuation, isto é, as técnicas usadas pelos profissionais para calcular o valor econômico de uma empresa (e também de qualquer ativo).

Você aprenderá a calcular o famoso método DCF (Discounted Cash Flow ou Fluxo de Caixa Descontado em português), além de análise e cálculo de múltiplos, entre outros métodos. Em português temos as versões “Valuation – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações” e “Avaliação de Empresas”.

Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

Outros 


12. Matemática Financeira e Suas Aplicações – Alexandre Assaf Neto

Matemática Financeira e Suas Aplicações

Se você quer ser um investidor com maior propriedade sobre seus investimentos você realmente precisa ao menos algumas coisas básicas de matemática financeira.

Coisa simples! Aprender a calcular juros, o valor presente e futuro de seus investimentos, entre outras coisas. Por isso a recomendação!

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

 

13. Black Swan e Fooled By Randomness – Nassim N. Taleb

A Lógica do Cisne Negro

O autor entrou para os clássicos dos livros sobre investimentos ao consagrar a expressão “cisne negro” como uma analogia àqueles eventos que, mesmo sendo improváveis de ocorrer, são mais frequentes em nossa realidade do que imaginamos.

Além disso, o autor desmistifica a crença da causalidade, mostrando que em muitos casos a aleatoriedade tem parcela grande de influência no arranjo dos fatos.

→ Clique aqui para ver detalhes do livro na Amazon!

 

14. Investindo em Ações No Longo Prazo – Jeremy Siegel

15. Manias, Pânicos e Crises: Um Histórico das Crises Financeiras – Charles P. Kindleberger and Robert Aliber

16. Empresas Feitas Para Vencer – Jim Collins

17. Stock Market Wizards: Interviews with America’s Top Stock Traders